1
2
3
4
5
6
ESCOLA NUNO Álvares | CASTELO BRANCO | PORTUGAL | 2013
com João Mendes Ribeiro Arquitecto
Projeto de Requalificação e Ampliação da Escola de Nuno Alvares
CLIENTE
DATA DE PROJECTO
ÁREA
EQUIPA
ARQUITECTURA PAISAGISTA
AUTOR
EQUIPA DE PROJECTO
ARQUITECTURA
AUTOR
ENGENHARIAS
ESTRUTURAS
REDE DE ÁGUAS
INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS
Parque Escolar
2010 -2013 | Projecto Execução Concluído 2013
22 047 m2
Teresa Alfaiate
Paulo Palma, Catarina Filhó
João Mendes Ribeiro | Coordenação geral
ECA Eugénio Cunha & Associados | Coordenação Paulo Maranha
Paulo Maranha Paulo Sampaio
Victor Ribeiro
MS Madeira da Silva - Engenharia
Luís Besteiro Ribeiro
O Projecto de Arquitectura Paisagista constitui uma intervenção desenvolvida no âmbito do Programa de Modernização do Ensino Secundário, promovido pela Parque Escolar e, refere-se aos Espaços Exteriores que enquadram e envolvem a estrutura edificada da Escola Secundária de Nuno Alvares, em Castelo Branco, ampliada e reconvertida.
A Escola Secundária Nuno Álvares situa-se num planalto relativamente extenso, entre a elevação do Castelo e o Vale da Ribeira da Pipa, implantando-se numa área da cidade relativamente recente (Sec. XX) onde se concentram actualmente equipamentos, serviços administrativos, do ensino e saúde. Um conjunto linear da Estrutura verde principal da Cidade, já apontada pelo PDM, é sublinhado pela proposta de intervenção na escola. Também a nível mais restrito é ainda reforçada a Av. Nuno Álvares, que estrutura a frente do quarteirão, a Nascente, de arborização continua, e a própria matriz cadastral, dos interiores de quarteirão, formada por extensos quintais, logradouros e outros espaços pontuais, onde o material vegetal está significativamente presente.
Destacam-se como principais princípios do projecto
- Uma plantação com maior densidade no limite Norte contribui para o reforço da direcção Poente/Nascente (linha de talvegue), ao nível da cidade, já tendencialmente com maior continuidade de vegetação.
- A criação de uma sequência de espaços abertos/plantados que tornam mais coeso o espaço nuclear do quarteirão e reforçam a direcção Norte/Sul, agregando os pátios e patamares que intercalam o conjunto edificado.
- A manipulação de um sistema de plantação de geometria regrada, a Sul, e a sua sucessiva flexibilização, no sentido oposto (Norte).
- A ligação e articulação dos espaços "nobres" da Escola através do elemento água (um circulo de água) , tirando partido de um ponto adutor existente (o poço), um sistema de caleiras, e um tanque colector de agua , que poderá igualmente funcionar como tanque de Rega.
- A articulação dos espaços desportivos através de um passadiço em pedra que contorna a escola o qual relaciona exteriormente as áreas de desporto propostas (pavilhão e campo de saltos, sobrelevando-se sobre a forma de um (banco) na frente destes equipamentos.
- A qualificação e reorganização das diferentes entradas e suas ligações aos quarteirões envolventes.
© Copyright 2022 MARGEM arquitectura paisagista · All Rights Reserved